O Poder dos Oráculos


A palavra oráculo tem origem no latim oracŭlum e significa o lugar onde se realiza consultas e se recebe respostas sobre futuro, por meio de pessoas que conseguem identificar os símbolos ou sinais físicos.


Historicamente os oráculos foram as primeiras formas de relacionamento entre os seres humanos e as divindades, decifradas pelos sacerdotes, a exemplo do oráculo de Delfos, importante cidade grega, dedicada ao Deus Apolo.  Nele as sacerdotisas, conhecidas como Pítias ou Pitonisas, inalavam gases e davam previsões a quem as consultassem.


São vários os benefícios dos oráculos, a exemplo do desenvolvimento da intuição, a capacidade de organizar ideias, a busca do autoconhecimento, além de aprender a linguagem dos símbolos que muitas vezes estão relacionadas com nosso inconsciente.


Ao longo da nossa história, muitos xamãs e anciãs utilizaram ossos de animais como forma de identificar o futuro e direcionar seus consulentes. Também eram usadas as vísceras de animais, conchas, pedras, cristais e até mesmo livros como forma de auxiliar nas tomadas de decisões dos povos da antiguidade.


Vamos agora conhecer um pouco sobre alguns oráculos:


GEOMANCIA - É um dos oráculos mais antigos existentes. Suas origens remontam à África. Jesus Cristo é retratado em diversos Apócrifos como tendo “escrito nas areias” antes de responder aos questionamentos de alguns homens que o procuravam. Na geomancia o consulente entra em um estado alterado de consciência e vai traçando pontos sobre um papel ou na areia. Faz quantos pontos quanto sentir necessários, sem contar, passando para a linha seguinte, e repetindo o procedimento por 4 vezes, até formar quatro linhas de pontos. Quando sair da meditação sobre o problema, o consulente vai riscando os pares de pontos em cada linha, até chegar a uma última fileira apenas, que terá 1 ou 2 pontos. Estas combinações fazem 16 tipos de imagens possíveis, exemplificadas no desenho que abre este tópico.


ORÁCULOS COM OSSOS – Sacerdotes consagrados ao culto de Nkuku-a-Lunga = Deus da Adivinhação, a divindade principal de todo o sistema religioso de Angola e Kongo. A adivinhação é praticada num cesto dentro do qual estão diversos objetos sagrados, desde os elementos naturalísticos até mini esculturas talhadas em madeiras especiais com que esta casta sacerdotal manipula conforme determinadas regras.


I CHING - O I Ching, também conhecido como Livro das Mutações, é um dos maiores legados do povo chinês. Funciona como uma espécie de livro da sabedoria. Explica os acontecimentos do dia a dia. É rico em filosofias como o Taoísmo, o Te Ching, o Confucionismo e o princípio das dualidades, Ying e Yang. Ao formular a pergunta, o consulente lança moedas para cima e obtém as respostas.


CRISTAIS - Os cristais expressam a linguagem do universo por meio de suas cores, vibrações e ressonância. Podem ser usados como as cartas do tarô, como as runas ou até mesmo pela expressão de sua imagem para leitura.


TARÔ - O tarô é um oráculo formado por 78 cartas (arcanos). A palavra arcano significa "segredo, mistério", e se refere ao grande mistério da vida. As imagens e símbolos dos arcanos são "lidos" por meio da interpretação. Existem 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.


PÊNDULO - É um instrumento que serve de ligação entre o inconsciente e o consciente. Faça uma pergunta objetiva (que possa ser respondida com sim ou não) e veja qual movimento o pêndulo vai fazer. 

  • Sentido horário – sim

  • Sentido anti-horário – Não

  • Sentido vertical – Sim

  • Sentido horizontal – Não

RUNAS - As Runas fazem parte da tradição cultural dos vikings. Segundo o mito, essas pequenas peças foram encontradas pelo Deus Odin, que as divulgou entre seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens.


JOGO DE BÚZIUS - Comunicação entre os humanos e os Orixás. Considera-se que as divindades (orixás) afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas. No Brasil, é praticado por sacerdotes de Umbanda e Candomblé.


NUMEROLOGIA - Criada por Pitágoras, é a ciência da compreensão de toda a manifestação cósmica através dos números. Tudo que existe, cada palavra, cada nome, vibra de acordo com o seu número e cada número tem o seu próprio significado.


CAFEOMANCIA - Técnica usada para descobrir o futuro através da borra do café. Foi desenvolvida pelos árabes e era usada pelas odaliscas dos antigos sultões. Ajuda no desenvolvimento da intuição, facilitando a comunicação espiritual, por meio de dos significados dos símbolos.


ASTROLOGIA - A Astrologia é um estudo de autoconhecimento que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano. Esse sistema é gerado a partir da data, hora e local do seu nascimento. Quanto mais aproximados do momento exato em que você veio ao mundo, mais precisas serão as suas análises.


QUIROMANCIA - Estudo das linhas que se formam nas mãos. Os traços formados em nossa palma da mão são representações dos caminhos que podemos seguir na vida. Formada ainda no ventre da mãe, a partir da oitava semana de gestação, as linhas podem expressar toda a potencialidade de nosso ser.


Como vimos, existem diversos oráculos colocados à disposição de todos para que possamos utilizar como direcionamento para entender as infinitas possibilidades de nossas vidas.


Gosto muito de utilizar um dos direcionamentos do Águas de Aruanda quando falo sobre o poder dos oráculos, ou seja, “saber que o destino traçado em oráculos pode mudar, sem erros nem acertos, mas para o nosso melhor”.


Portanto, sabemos que muitos acontecimentos em nossas vidas são fruto de nossas escolhas e, quando praticamos pensamentos positivos, podemos afastar toda negatividade. Dessa forma, temos a capacidade ilimitada de mudar nossos padrões mentais para que o destino traçado em oráculos possa mudar para nosso melhor, se for para nosso merecimento e expansão espiritual.


Fábio Dantas

Educador Espiritual, Facilitador de Barras de Access, Terapeuta de Florais de Lara e Elixires de Cristais, Instrutor de Cartas Terapêuticas, Hipnoterapeuta, Ativista Quântico, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Palestrante e Escritor, Fitoterapeuta.

0 visualização

Fábio Dantas Terapeuta - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify - Black Circle